Saiba quais os 4 sinais de que é preciso fazer o alinhamento das rodas do veículo, a fim de evitar gastos futuros com reparos caros, danos avançados e possíveis acidentes na estrada.
Não basta apenas contratar proteção veicular ou seguro auto para o seu veículo, itens de manutenção preventiva devem ser verificados com a frequência adequada, bem como, a realização do alinhamento das rodas ao trocar os pneus ou observar sinais como: vibração no volante, puxadas bruscas na direção, desgaste irregular nos pneus, entre outros.
A manutenção preventiva é sempre a melhor maneira de prolongar a vida útil e valorização do veículo, evitar altos custos com reparos futuros, e garantir uma condução segura. Portanto, não se deve negligenciar os sinais e momento correto de fazer o alinhamento das rodas do veículo.
Como funciona o alinhamento das rodas do veículo e qual a sua importância?
O alinhamento de rodas, também é conhecido como o alinhamento de pneus, esse é um dos serviços de manutenção essenciais a serem realizados no veículo, principalmente ao adquirir pneus novos.
Quando o veículo é fabricado, todos os ângulos das rodas são alinhados corretamente de acordo com o modelo. Naturalmente, à medida que você dirige em estradas e terrenos com desníveis e buracos, esses ângulos são deslocados e as rodas ficam desalinhadas.
O objetivo de um alinhamento é otimizar novamente os ângulos das rodas entre si e com a base (estradas, ruas, avenidas, etc). Isso é feito porque um veículo desalinhado afeta a maneira como a condução deve ser realizada, contribui para o estresse e desgaste em componentes maiores do veículo, como sua suspensão, o desgaste dos pneus e o consumo de combustível.
Além de criar condições perigosas de condução, as quais podem causar acidentes. Por isso, é preciso fazer o alinhamento das rodas do veículo.
O que causa o desalinhamento das rodas?
Como mencionado no tópico anterior, à medida que você dirige pelas estradas com buracos e desníveis, todos esses pequenos solavancos, rachaduras e detritos fazem com que os ângulos dos pneus mudem lentamente.
Nos casos em que você passa por grandes buracos, objetos ou sofre um acidente – sua suspensão pode ficar desalinhada entre outros possíveis danos aos componentes do seu veículo. Sendo que, a troca de pneus também pode influenciar no desalinhamento, por isso, sempre que a troca for realizada será preciso alinhar os pneus.
Quais os tipos de alinhamento das rodas do veículo?
Existem três tipos de alinhamentos de rodas:
Alinhamento de duas rodas
Também conhecido como alinhamentos “front-end”. Esses alinhamentos são realizados apenas nas duas rodas dianteiras. Isso ocorre porque, para muitos veículos, a parte traseira da suspensão não é projetada para ajustes.
Alinhamentos de quatro rodas
Como o nome sugere, o alinhamento é realizado nas quatro rodas normalmente é realizado apenas em veículos com tração nas quatro rodas. Curiosamente, os veículos com tração dianteira ainda podem receber alinhamentos nas quatro rodas se tiverem suspensões traseiras projetadas para serem ajustadas.
Alinhamento da Roda de Impulso
Alinhamentos de impulso podem ocorrer em conjunto com um alinhamento de duas rodas traseiras. Isso ocorre nos casos em que os técnicos garantem que as rodas dianteiras estejam alinhadas com as rodas traseiras.
4 Sinais de que é preciso fazer o alinhamento das rodas do veículo
Embora seja necessária uma inspeção real em uma oficina especializada para confirmar se o seu veículo está desalinhado, existem quatro sinais indicadores que informam que suas rodas provavelmente estão desalinhadas:
1. Seu carro puxa para a esquerda ou direita
Um dos sinais mais fáceis de identificar é quando seu carro puxa para um determinado lado ao dirigir. É normal puxar levemente para a esquerda ou para a direita, no entanto, se você achar que precisa dirigir constantemente para se manter em linha reta – provavelmente tem um problema de alinhamento.
2. Seu volante está fora do centro
Um volante torto é muitas vezes um sinal de um veículo desalinhado. Seu volante foi projetado para ser o ponto morto. Ao dirigir em uma estrada reta, verifique onde o volante está alinhado. Uma maneira fácil de identificar isso é verificar se o logotipo no meio está centralizado.
3. Vibração do carro ou do volante
Quando você está acelerando, seu veículo ou volante não deve vibrar a ponto de você sentir em suas mãos. Quando seu veículo treme ao dirigir, pode indicar vários problemas, sendo um deles o desalinhamento das rodas. Um técnico certificado por uma oficina mecânica precisaria diagnosticar o problema para validar se a causa é desalinhamento ou uma preocupação separada.
4. Desgaste anormalmente rápido dos pneus
O desgaste dos pneus é um ótimo indicador de problemas no veículo. O desgaste dos pneus deve ser uniformemente distribuído por dentro e por fora. Usando seus próprios olhos ou um mecânico profissional, você pode identificar rapidamente o desgaste anormal dos pneus.
Semelhante ao tremor do carro, o desgaste anormal dos pneus pode indicar diferentes problemas, sendo um deles o desalinhamento das rodas.
Como é feito o alinhamento das rodas?
Um técnico especializado que atua numa oficina mecânica é responsável por realizar um diagnóstico de alinhamento de roda livre, que geralmente é combinado com uma inspeção visual dos sistemas de suspensão e direção, desgaste dos pneus e um test drive. As melhores lojas usam equipamentos de precisão a laser para obter os alinhamentos mais rápidos e precisos, sem contato metal-metal e danos ao aro das rodas.
Esses sistemas usam tecnologia a laser e câmeras para detectar quaisquer ângulos de alinhamento das rodas afetados. As medições são então comparadas com as recomendações ideais do fabricante do seu veículo. Uma vez aprovado por você, o técnico pode realinhar suas rodas de volta à sua melhor forma.
No entanto, quando é preciso fazer o alinhamento das rodas do veículo, os equipamentos convencionais também são eficazes, basta pesquisar por uma oficina mecânica de segurança para realizar o serviço em seu veículo.
Portanto, fique atento aos sinais que possam indicar a necessidade de realizar esse tipo de manutenção, além de não deixar de realizá-lo também ao trocar os pneus.