• Post category:Dicas

Problemas no fogão podem ocasionar maior consumo de combustível, que continua com preços elevados

O gás de cozinha é um componente essencial em residências, restaurantes e demais comércios de alimentos preparados in loco. Com os preços elevados, mesmo quem tem o melhor fogão acaba tendo que pensar na economia na hora de comprar ou usar o gás de cozinha no dia a dia. 

Especialistas compartilham dicas de como reduzir o gasto do gás, que pode variar conforme a marca do botijão ou gás encanado, quantidade de pessoas na casa e claro, frequência de uso. Considerando todas essas variantes, listamos algumas dicas de como economizar no gás de cozinha. Confira!

Paciência ao assar comidas

Sabe aquela mania de ficar abrindo o forno durante o preparo de bolos, tortas e demais assados? Isso pode prejudicar o seu orçamento, pois ao abrir o forno, a temperatura interna escapa, ou seja, será necessário consumir mais gás para recuperar a temperatura perdida.

Se o seu forno não possui iluminação interna, o ideal é calcular o tempo de forno de cada receita, abrindo somente próximo ao fim do tempo de preparo.

Utilize panelas certas para cada tipo de alimento

Pode parecer estranho, mas sim, cada panela é ideal para um determinado conjunto de alimentos. A panela de pressão pode ser uma excelente aliada na economia do gás de cozinha, pois cozinha os alimentos de forma mais rápida. Você não precisa abrir mão daquela deliciosa feijoada, mas, durante a semana, consumir alimentos de preparo rápido pode ser uma vantagem.

Fique de olho em janelas

Principalmente se você mora em prédios altos ou locais com bastante vento, cozinhar de janelas abertas pode reduzir a duração do seu gás. Isso porque as rajadas de vento podem interferir nas chamas do fogão, fazendo com que a panela aqueça de forma mais lenta.

Faça limpeza das bocas do fogão

Além de manter a higiene da cozinha, limpar as bocas do fogão com uma certa frequência ainda evita acidentes graves. Uma boca entupida pode ocasionar em vazamento de gás, que, fora ser desperdiçado, pode explodir se entrar em contato com a chama do fogão acesa.

Isso também evita que o botijão ou encanamento de gás mande combustível para o fogão sem você fazer real uso.

Utilize as bocas de tamanho certo

As bocas dos fogões possuem tamanhos diferentes, e não é à toa. As maiores são para panelas grandes, enquanto as menores, para panelas pequenas. Usar uma panela de pressão em uma boca pequena vai gastar muito mais gás, assim como fritar um ovo em uma frigideira pequena na boca maior.

Aproveite o vapor para cozinhar alimentos

Não é segredo para ninguém que o vapor ajuda a cozinhar alimentos de maneira prática. Que tal preparar um macarrão de forma mais rápida e ainda economizar gás de cozinha? Tampe as panelas cozinhando alimentos como massas, legumes, verduras e grãos, pois o preparo mais rápido exige menor consumo de gás.

Preaquecimento nem sempre é necessário

Existem receitas e receitas. Alguns tipos de assados e bolos exigem que o forno esteja preaquecido para darem certo, enquanto outros podem ser colocados no forno ainda desligado. Fique de olho para preaquecer o forno só quando necessário, pois assim você evita queimar seus alimentos e ainda economiza o gás de cozinha.

Faça manutenção do fogão e das mangueiras 

Um fogão antigo tem mais chances de apresentar problemas que um mais recente, assim como uma mangueira de gás velha pode gastar mais e ainda oferecer riscos para a sua casa. Fique atento a vazamentos, demora para acender e bocas sem funcionar no seu fogão. Equipamentos com problemas podem aumentar o consumo de gás, além de oferecer riscos graves.

Deixe um comentário