• Post category:Dicas

Para quem vai embarcar e nunca tinha visto um meio de transporte aéreo, é importante saber como viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade. Muitas pessoas até chegam a sentir um pouco de medo na hora de entrar, mas isso é muito comum por se tratar de uma novidade.

No entanto, viajar de avião é bem mais seguro do que algumas pessoas pensam. Com as orientações certas, bem como com os itens certos para a sua viagem, ficará mais simples conseguir chegar à terra novamente de maneira tranquila, sem preocupações ou sem cometer erros antes mesmo do embarque.

Dicas para viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade

1. Saiba qual é o melhor horário para embarcar

Uma das primeiras dicas de como viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade é saber qual será o melhor horário para viajar. Para que seja possível descobrir a resposta para essa questão, será necessário fazer todo um planejamento de viagem, levando em consideração o que irá fazer em outra cidade ou em outro país.

Também é necessário tomar como base as suas próprias preferências. Você gosta mais de viajar à noite ou prefere viajar pela manhã? Na maior parte dos casos, viajar pela manhã cedinho garante um espetáculo de vista para qualquer um dos passageiros que esteja próximo à janela.

2. Esteja preparado

É muito comum que algumas pessoas não levem o ato de viajar a sério e acabem deixando tudo para a última hora. No entanto, esse hábito não é recomendado, pois pode ser o verdadeiro causador de uma grande dor de cabeça. Tenha um planejamento e saiba exatamente o que irá fazer ao viajar.

A pontualidade será um dos fatores decisivos para que a sua viagem seja aproveitada ao máximo. Além disso, chegar atrasado ao aeroporto pode resultar em grandes problemas, visto que os portões de embarque poderão estar fechados no momento em que você tentar entrar no local.

3. Tenha todos os documentos

Uma das dicas mais importantes e indispensáveis para quem quer saber como viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade, é ter todos os documentos em mãos. Muitas vezes, as pessoas acabam deixando para separar a documentação de última hora e isso gera dores de cabeça enormes, impedindo, até mesmo, o embarque.

Para quem vai voar para terras brasileiras, é necessário ter um RG feito há, no máximo, 10 anos. Se preferir, também poderá levar um documento oficial com foto, como é o caso da CNH. No caso dos voos internacionais, será necessário ter um passaporte com validade mínima de 6 meses, garantindo sua entrada em outro país.

4. Fique de olho no peso da bagagem

Uma das coisas que mais acaba deixando os viajantes em dúvida é o peso da bagagem. Cada companhia aérea irá estabelecer um peso máximo para cada um dos passageiros, devendo ser respeitado. Para voos internacionais, na maior parte dos casos, as duas malas devem somar, no máximo, 32kg cada.

No caso dos voos nacionais, as malas devem pesar até 23kg, além da bagagem de mão que é permitida pelas companhias aéreas. É necessário, antes mesmo de viajar, conferir todo o regulamento da companhia para não acabar levando mais peso do que deveria e, em alguns casos, pagando mais por isso.

5. Prepare sua mala de mão

Quer saber como viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade? Então comece a preparar a sua mala de mão do jeito certo. Essa pequena bagagem irá com você ao longo do voo ou, se preferir, no compartimento de bagagem. Ela passará ao seu lado no detector de metais, antes mesmo de chegar à sala de embarque.

Na hora de fazer a preparação do conteúdo, é importante ter em mente que o dinheiro, os documentos, os aparelhos eletrônicos e os itens de valor estejam dentro dela. Objetos cortantes ou perfurantes não serão permitidos. Líquidos também não poderão exceder 100ml.

6. Busque o melhor assento

Na hora de escolher a sua passagem, tenha em mente que é importante escolher um bom lugar para se sentar e curtir toda a viagem. Na classe econômica, não há muito espaço entre as poltronas. Por isso, se você costuma levantar com frequência, encontre um assento perto do corredor.

Para aqueles que têm muito medo de altura, um lugar na janela não é o mais recomendado. No entanto, para quem não quer perder a linda paisagem do céu, esse lugar é o mais indicado. Avalie, também, o local de seus acompanhantes para garantir um trajeto tranquilo e sem empecilhos.

7. Deixe o celular em modo avião

Para finalizar a lista de dicas de como viajar de avião pela primeira vez com tranquilidade, lembre-se de deixar o seu celular em modo avião. Ao longo da viagem, o celular precisará ficar nesse modo de forma obrigatória, evitando interferências no funcionamento do avião.

Deixe um comentário