Já ouviu falar em estepe temporário? Esse tipo de pneu vem se tornando muito popular e cada dia é mais comum encontrar carros populares e de luxo com esse tipo de peça.
No entanto, saiba que mesmo sendo cada vez mais comum, poucas pessoas conhecem as vantagens ou até mesmo os cuidados desse tipo de pneu.
![Estepe temporário: entenda como ele funciona e os cuidados necessários em seu uso! 1 Estepe temporário: entenda como ele funciona e os cuidados necessários em seu uso!](https://www.framedobem.com.br/wp-content/uploads/2022/05/pneu-brilhante-1024x681.webp)
Inclusive, desde quando foi adaptado nos carros, esse tipo de estepe vem dividindo muitas opiniões, sendo amado mais ao mesmo tempo odiado por muitos.
Até porque, sim, é um pneu de aro menor, mais simples, cumprindo o que promete, que é ser de uso totalmente temporário.
E, convenhamos, manter um veículo exige um alto investimento constante, como por exemplo, com seguro, manutenção preventiva, corretiva, limpeza, combustível e ainda estepe.
Tudo isso precisa ser feito, afinal são esses pontos que garantem o funcionamento do carro.
No entanto, existem algumas alternativas que podem ajudar a economizar em pontos específicos. Um desses casos é o estepe temporário, um pneu especial destinado ao uso provisório.
O que é estepe temporário?
![Estepe temporário: entenda como ele funciona e os cuidados necessários em seu uso! 2 roda](https://www.framedobem.com.br/wp-content/uploads/2022/05/roda.jpg)
Muitas pessoas acreditam que o estepe temporário é um pneu reformado, na verdade é um tipo de pneu diferenciado.
Dessa forma, saiba que ele tem características próprias, sendo mais fino, de menor diâmetro e dentre outras coisas como por exemplo o modelo Michelin r14 175 65.
No entanto, pela sua fabricação a peça não suporta alta velocidade, curvas bruscas e nem tem aderência em poças de água.
O objetivo do estepe temporário é te ajudar em momentos de necessidade até encontrar um local onde seja possível comprar um novo pneu ou fazer reparo no antigo.
Ou seja, é um pneu feito apenas para não te “deixar na mão” em uma estrada, por exemplo.
Uma situação comum é furar um pneu na estrada durante uma viagem, nesse caso não há nada que possa ser feito. Assim o estepe temporário pode substituir o pneu danificado e o carro poderá ser conduzido até um posto de combustível ou oficina mais próxima.
Além disso, o estepe temporário oferece diversas outras vantagens que vamos te mostrar a seguir.
Vantagens do estepe temporário
![Estepe temporário: entenda como ele funciona e os cuidados necessários em seu uso! 3 Pneu usado vale a pena?](https://www.framedobem.com.br/wp-content/uploads/2022/02/pneu-reformado-ou-novo-1024x682.jpg)
Sim, mesmo que possua muita desvantagem, como por ser fino e frágil, o estepe temporário possui algumas vantagens importantes.
Confira:
Menor peso
Você precisa saber que o estepe por ser menor e mais fino, acaba sendo mais leve, o que se torna bem mais vantajoso.
Mais barato
Um pneu pode chegar a custar duas vezes o valor de um estepe temporário, por se tratar de uma peça provisória, não há necessidade de tanto investimento.
Menor risco de roubo
Os estepes são o principal alvo de furtos em automóveis estacionados, isso porque o preço de um pneu é significativo. O estepe temporário não é atrativo e reduz os casos de roubo desses produtos.
Suporte em casos de emergência
A principal vantagem do estepe temporário é a capacidade de permitir a continuidade da viagem até encontrar um ponto seguro para a troca por um pneu tradicional.
Mais fácil de ser manuseado
Você consegue manusear o estepe temporário com muito mais facilidade, devido ao seu tamanho e até peso, que é bem menor do que o convencional.
Cuidados ao utilizar estepe temporário
A atenção com a velocidade e distância é muito importante para não sofrer acidentes com o estepe temporário.
Dessa forma, você deve ficar atento a velocidade a distância, sendo recomendado o uso por até 80km e não ultrapassando os 80km/h.
Ao utilizar um estepe temporário saiba que será preciso ter cautela, principalmente em curvas fechadas e ruas molhadas.
Não é necessário comprar um novo estepe temporário sempre que ele for utilizado, a peça pode ser reaproveitada em outros momentos. Isso desde que não tenha atingido o limite de distância ou esteja muito desgastado.