• Post category:Dicas

Já ouviu falar em estepe temporário? Esse tipo de pneu vem se tornando muito popular e cada dia é mais comum encontrar carros populares e de luxo com esse tipo de peça.

No entanto, saiba que mesmo sendo cada vez mais comum, poucas pessoas conhecem as vantagens ou até mesmo os cuidados desse tipo de pneu.

Estepe temporário: entenda como ele funciona e os cuidados necessários em seu uso!

Inclusive, desde quando foi adaptado nos carros, esse tipo de estepe vem dividindo muitas opiniões, sendo amado mais ao mesmo tempo odiado por muitos.

Até porque, sim, é um pneu de aro menor, mais simples, cumprindo o que promete, que é ser de uso totalmente temporário.

E, convenhamos, manter um veículo exige um alto investimento constante, como por exemplo, com seguro, manutenção preventiva, corretiva, limpeza, combustível e ainda estepe.

Tudo isso precisa ser feito, afinal são esses pontos que garantem o funcionamento do carro.

No entanto, existem algumas alternativas que podem ajudar a economizar em pontos específicos. Um desses casos é o estepe temporário, um pneu especial destinado ao uso provisório.

O que é estepe temporário?

Muitas pessoas acreditam que o estepe temporário é um pneu reformado, na verdade é um tipo de pneu diferenciado.

Dessa forma, saiba que ele tem características próprias, sendo mais fino, de menor diâmetro e dentre outras coisas como por exemplo o modelo Michelin r14 175 65.

No entanto, pela sua fabricação a peça não suporta alta velocidade, curvas bruscas e nem tem aderência em poças de água.

O objetivo do estepe temporário é te ajudar em momentos de necessidade até encontrar um local onde seja possível comprar um novo pneu ou fazer reparo no antigo.

Ou seja, é um pneu feito apenas para não te “deixar na mão” em uma estrada, por exemplo.

Uma situação comum é furar um pneu na estrada durante uma viagem, nesse caso não há nada que possa ser feito. Assim o estepe temporário pode substituir o pneu danificado e o carro poderá ser conduzido até um posto de combustível ou oficina mais próxima.

Além disso, o estepe temporário oferece diversas outras vantagens que vamos te mostrar a seguir.

Vantagens do estepe temporário

Pneu usado vale a pena?

Sim, mesmo que possua muita desvantagem, como por ser fino e frágil, o estepe temporário possui algumas vantagens importantes.

Confira:

Menor peso

Você precisa saber que o estepe por ser menor e mais fino, acaba sendo mais leve, o que se torna bem mais vantajoso.

Mais barato

Um pneu pode chegar a custar duas vezes o valor de um estepe temporário, por se tratar de uma peça provisória, não há necessidade de tanto investimento.

Menor risco de roubo

Os estepes são o principal alvo de furtos em automóveis estacionados, isso porque o preço de um pneu é significativo. O estepe temporário não é atrativo e reduz os casos de roubo desses produtos.

Suporte em casos de emergência

A principal vantagem do estepe temporário é a capacidade de permitir a continuidade da viagem até encontrar um ponto seguro para a troca por um pneu tradicional.

Mais fácil de ser manuseado

Você consegue manusear o estepe temporário com muito mais facilidade, devido ao seu tamanho e até peso, que é bem menor do que o convencional.

Cuidados ao utilizar estepe temporário

A atenção com a velocidade e distância é muito importante para não sofrer acidentes com o estepe temporário.

Dessa forma, você deve ficar atento a velocidade a distância, sendo recomendado o uso por até 80km e não ultrapassando os 80km/h.

Ao utilizar um estepe temporário saiba que será preciso ter cautela, principalmente em curvas fechadas e ruas molhadas.

Não é necessário comprar um novo estepe temporário sempre que ele for utilizado, a peça pode ser reaproveitada em outros momentos. Isso desde que não tenha atingido o limite de distância ou esteja muito desgastado.

Deixe um comentário