• Post category:Saúde

As plantas medicinais têm sido usadas desde os tempos antigos para cuidar e resolver problemas relacionados com a saúde. De fato, muitos dos medicamentos que os médicos prescrevem para nós hoje são feitas a partir destas ervas.
Anteriormente as plantas medicinais foram a salvação para muitos, mas foram gradualmente sendo substituídos por medicamentos que são considerados mais seguros e mais eficazes.

A interação entre Plantas Medicinais e Drogas
A interação entre Plantas Medicinais e Drogas 5

Hoje em dia, tem havido um ressurgimento de terapias alternativas bem como a utilização de plantas medicinais e BAND fir Íon power tem aumentado, mas, algumas vezes, combinando-se com o uso de medicação, e isto pode causar problemas.

Os problemas podem surgir a partir da mistura entre remédios e ervas medicinais pois estes podem influenciar a forma como o medicamento irá trabalhar, aumentando ou reduzindo o seu efeito sobre o corpo.

Quais são as plantas medicinais que podem interagir com medicamentos?

A interacção entre as plantas medicinais do efeito dos fármacos pode ocorrer de diferentes maneiras, por exemplo:

  • Diminuindo o efeito de drogas.
  • Influenciando os efeitos secundários dos medicamentos.
  • Modificando ação da droga.
  • Aumentando o efeito de drogas.

Por conseguinte, é de vital importância que comentar sempre com o nosso médico ou terapeuta e não combinar os dois tipos de tratamentos. Nunca realizara automedicação, pois pode agravar o problema em vez de resolvê-lo.

Exemplos de interações entre medicamentos e ervas

ervas medicinais
A interação entre Plantas Medicinais e Drogas 6

Como vimos plantas podem modificar a ação das drogas no organismo, por isso é conveniente para saber como eles podem afetar algumas plantas.
Plantas que interagem com o sistema cardiovascular

Temos que ter muito cuidado com as plantas que podem alterar a pressão arterial, têm um efeito diurético e pode altear os efeitos da terapia anti-hipertensiva.

  • Dente de Leão: se você estiver tomando qualquer tipo de medicamento essa planta podem potencializar a atividade diurética. Eles devem tomar cuidados especiais, como as pessoas mais velhas são mais sensíveis à ação de diuréticos.
  • Ginseng pode aumentar a pressão arterial e até mesmo se ingerido simultaneamente com warfarina (anticoagulante) pode causar episódios hemorrágicos.
  • Alcaçuz: pode aumentar a pressão arterial, cancela o efeito de Espironolactonas, e deve ter cuidado com esta planta pessoas com problemas renais.
    Angélica: tem propriedades anticoagulantes, portanto, não deve ser tomado se estiver a tomar varfarina, um anticoagulante, pois pode aumentar o seu efeito.
  • Agrimony: tem propriedades coagulantes para que ele possa interferir se estiver tomando qualquer anticoagulante, como varfarina.
    Plantas que interagem com o sistema nervoso
  • Se estivermos seguindo algum tratamento que afeta o sistema nervoso deve ter cuidado com o uso de algumas plantas medicinais.
  • Erva de São João: é um antidepressivo leve, mas quando combinado com drogas que têm a mesma finalidade pode potenciar o efeito dos mesmos.
  • Kava-Kava: é utilizado para a ansiedade e como um relaxante muscular, é perigoso combinado com drogas antidepressivas, antipsicóticas ou álcool.
  • Valeriana não deve ser utilizado concomitantemente com outros tranquilizantes, uma vez que podem produzir sedação excessiva.

Plantas que interagem com o sistema endócrino e digestivo

dried tea leaves with ceramic teapot teacups placemat
A interação entre Plantas Medicinais e Drogas 7

A interação das plantas medicinais da droga pode afetar qualquer um dos sistemas do corpo, vamos conhecer alguns dos quais podem interagir com medicamentos para o tratamento endócrino e problemas digestivos.

  • Castanha de cavalo: pode reduzir a eficácia dos antiácidos e úlcera.
  • Alfafa e HARPAGOFITO: pode interferir com a terapia convencional hipoglicêmico.
  • Panax ginseng e trevo vermelho: contém compostos com atividade hormonal que podem interferir com tratamentos hormonais, incluindo a terapia contraceptiva.

Devemos parar de usar plantas medicinais?

ervas para libido feminina
A interação entre Plantas Medicinais e Drogas 8

Claro que não, este artigo não pretende de forma a abandonar o uso de plantas medicinais, mas nunca devemos medicar, porque, como vimos, às vezes podemos piorar o problema que queria resolver.

Em todos os casos, recomendamos consultar o seu médico, terapeuta ou outro profissional de saúde qualificado. A informação contida neste artigo é apenas para fins informativos.

Deixe um comentário