• Post category:Saúde

Ao buscar o emagrecimento rápido, muitas pessoas buscam fontes diversas, geralmente ligadas a buscas na Internet, para obter diversas informações sobre o que fazer, o que (não) comer e, o mais preocupante, que remédios existem para emagrecer rápido e de forma definitiva.

Como muitos não têm paciência nem disponibilidade para consultar nutricionistas e endocrinologistas – apesar de haver cerca de 41 mil nutricionistas e 3 mil endocrinologistas, marcar consulta com um destes especialistas tornou-se uma batalha por um lugar em agendas concorridas -, estas pessoas partem para uma espécie de “tudo ou nada” metabólico e usam métodos como o consumo das chamadas drogas termogênicas.

O que são remédios termogênicos?

remedio para emagrecer

Drogas termogênicas são medicamentos que aumentam artificialmente o consumo de energia e a queima de gorduras através da aceleração do metabolismo da pessoa. São drogas como a efedrina e fenilpropanolamina, entre outras, usadas principalmente por fisiculturistas em busca de definição de músculos.

Embora muitos consumidores destas drogas termogênicas afirmem que elas aumentam a resistência corporal, o nível de respiração e e vontade de treinar com muito vigor, há uma detalhe que pode escapar aos olhos leigos que só querem emagrecer rápido: a imensa maioria destes remédios que aumentam o consumo de energia tem venda, consumo e prescrição proibidas no Brasil.

Mais importante do que isso são os efeitos colaterais desta verdadeira “bomba”: os níveis de pressão arterial sobem perigosamente e caem muito repentinamente, há intensa perda de potássio que leva inicialmente às cãibras e em casos mais extremos à disfunções cardíacas sérias, suor em excesso, insônia, cefaleias (dores de cabeça curtas e intensas), acessos de irritabilidade e hipoglicemia (queda brusca dos níveis de açúcar no sangue). Não raro, há casos de óbitos entre os usuários destas drogas.

Seja extremamente cauteloso. Não caia na onda do emagrecimento rápido e milagroso prometido por muitas drogas, bombas e supostos suplementos. Seja paciente e consulte um médico, mesmo que a agenda dele não seja muito amigável.

Deixe um comentário