• Post category:Tecnologia

Fazer a manutenção preventiva de computadores é extremamente importante para que o funcionamento deles seja efetivo, pois diz respeito a prevenir problemas no PC em suas funções de modo geral e diminuição da sua vida útil, aumentando sua capacidade.

Por isso, as assistências técnicas se preocupam, não só em melhorar o desempenho dos computadores, mas também com qual é a melhor forma de se fazer a manutenção para que os aparelhos não sofram danos e nem seja necessário fazer a troca por um novo.

No entanto, algumas questões precisam ser levadas em consideração para que se resolvam as principais causas do computador lento ou a perda da capacidade do mesmo, combinando as metodologias, baseando-se com o tempo de uso e as condições do equipamento para manter sua funcionalidade..

Dicas para manutenção preventiva de computadores

1. Remoção do excesso de poeira – Os computadores acumulam poeira, tanto interna quanto externamente e, apesar de ser um local de difícil acesso para limpeza, precisa ser limpo com cuidado e técnica. 

2. Limpeza de coolers e verificação de sua eficiência de rotação – Os coolers são responsáveis pela refrigeração dos computadores e, desta forma, mantém o computador funcionando sem superaquecimento.

3. Troca de pasta térmica do processador – É um componente trabalhando juntamente com o cooler, resfriando de forma eficaz o processador.

4. Verificar a disposição dos cabos dentro do gabinete – A disposição dos cabos no gabinete fazem interferência nas funções e, por meio da manutenção preventiva do computador, é possível fazer a organização, melhorando a funcionalidade do PC.

5. Desfragmentação de disco – Os arquivos que vão sendo acumulados no computador ficam no disco rígido desorganizadamente, deixando o computador mais lento.

6. Verificação e remoção de vírus – Os computadores com certa frequência, ao receber arquivos baixados de algum meio eletrônico, são infectados com vírus que, automaticamente, resultam em prejuízo na funcionalidade geral do computador. 

7. Verificação e remoção de spywares – Além dos vírus, os spywares, também tem a função de contaminação do computador, agindo com mais facilidade até que os próprios vírus.

8. Atualização de drivers de dispositivos – uma dica simples para que se faça a manutenção preventiva no seu computador é manter seus drivers sempre atualizados, para o melhor funcionamento do equipamento para que os dispositivos exerçam sua função adequadamente.

9. Limpeza de arquivos temporários – A limpeza do computador não deve ser feita somente na limpeza da poeira, mas também de aplicativos e programas que deixam um rastro de arquivos temporários, que ocupam espaço, dando lentidão ao computador na execução das suas funções.

A manutenção preventiva do computador é uma boa dica para que a vida útil do aparelho se estenda, no entanto, é preciso ser cuidadoso com quem faz tal manutenção.

É preciso escolher bem, pois utilizando as ferramentas erradas ou alguém sem técnica na realização do serviço, pode ser prejudicial ao aparelho. Por isso, não hesite em chamar a ISATEK, assistência técnica, que possui comprometimento e qualidade técnica para lidar com seu computador.

Deixe um comentário